Fluminense representa 'sonho' sul-americano em 'última chance' no Mundial de Clubes

MatériaMais Notícias

da fazobetai: O Fluminense disputa o Mundial de Clubes deste ano, na Arábia Saudita, com a responsabilidade de representar não apenas a sua apaixonada torcida, mas também o ‘sonho’ sul-americano de voltar a vencer a competição após 11 anos de jejum – o último time do continente a vencer a competição foi o Corinthians, em 2012.

continua após a publicidadeRelacionadasFluminenseFluminense chega na Arábia Saudita para a disputa do Mundial de ClubesFluminense13/12/2023Futebol NacionalFluminense prejudicado no Mundial? Advogado explica consequências da saída de Ednaldo Rodrigues da CBFFutebol Nacional13/12/2023FinançasPacotes de viagem para ver o Fluminense no Mundial de Clubes custam até R$ 23 milFinanças12/12/2023

da betano casino: ➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Fluminense

Mais do que isso, o torneio atual também pode ser a ‘última chance’ que um campeão da Libertadores terá para superar um europeu no campeonato. Isso porque a Fifa colocará em prática a partir de 2025 um novo Mundial de Clubes, com mais equipes – o Fluminense tem presença garantida na competição – que deve dificultar ainda mais a conquista de equipes com menor investimento.

O torneio já foi oficializado pela entidade e tem formato definido. Doze times da Europa disputarão a competição, que pode se tornar uma pequena Liga dos Campeões da Europa com o avanço dos clubes mais ricos do planeta.

continua após a publicidade

No formato atual, disputado em jogo único, que em tese iguala as condições entre equipes de diferentes níveis, os europeus acumulam 10 títulos consecutivos. Enquanto isso, os Sul-Americanos chegaram a apenas cinco decisões do torneio, mesmo com o privilégio de começar a competição já nas semifinais.

Enquanto a ‘Copa do Mundo de clubes’ não é colocada em prática, a Fifa deve realizar um Mundial ‘alternativo’, também já anunciado pela entidade, para os anos em que o ‘Super’ Mundial não for disputado a partir de 2024.

continua após a publicidade

Nesta competição, o clube europeu estará automaticamente classificado para a final e aguarda o vencedor de um mata-mata entre todos os outros campeões continentais, incluindo o da Libertadores. Ainda que essa competição seja disputada anualmente, e também em jogos únicos, a vida dos sul-americanos seguirá difícil, já que as equipes locais iniciarão a competição mais distante da final do que atualmente.

Por coincidência do destino, coube ao time comandado por Fernando Diniz, técnico que pratica um futebol tipicamente brasileiro, a missão de recolocar a América do Sul no topo do planeta novamente. A ver como a equipe representará o continente na competição.

Tudo sobre

FluminenseMundial de Clubes

You may also like...